sábado, 15 de maio de 2010

A ALQUIMIA

Resumidamente, a alquimia é considerada a mãe da química, pois os alquimistas tentavam compreender a composição dos materiais. Faziam isto para tentarem transmutar metais inferiores em ouro ou prata. Essa era uma das metas dos alquimistas. Outro dos objectivos era obter a Pedra Filosofal, que lhes daria a Medicina Universal, um remédio para todas as doenças, o Elixir de Longa Vida, que daria a possibilidade de prolongar a vida indefinidamente, entre outros poderes. E finalmente os alquimistas tentavam criar vida artificialmente (os homúnculos).




A palavra “alquimia” resulta do termo egípcio Kême, «terra negra», através do termo árabe al-kimiya, ou do termo grego chyma, que significa «derreter».
Não se sabe se, alguma vez algum alquimista conseguiu transmutar algum metal em ouro nem se encontrou a Pedra Filosofal e muito menos sabemos se algum conseguiu criar um homúnculo. Porém existem alguns mitos que afirmam que a Pedra Filosofal foi criada/encontrada e algumas teorias de como criar vida artificialmente:


Ao longo da história a criação da pedra filosofal foi atribuída a várias personalidades, porém, a lenda mais famosa refere-se a Nicolas Flamel, um alquimista real que viveu no século XIV. Segundo o mito, Flamel encontrou um antigo livro que continha textos intercalados com desenhos enigmáticos, porém, mesmo após muito estudá-lo, Flamel não conseguiria entender do que se tratava. Segundo a lenda, ele teria encontrado um sábio judeu numa estrada em Santiago, em Espanha, que fez a tradução do livro. Este tratava-se de cabala e alquimia, possuindo a fórmula para a Pedra Filosofal. Por meio deste livro, Flamel conseguiu fabricar a pedra: segundo a lenda, esta seria a razão da sua riqueza, que inclusive fez várias obras de caridade, adornando-as com símbolos alquímicos. Ao falecer, a casa de Flamel foi saqueada por caçadores de tesouros ávidos por encontrar a pedra filosofal. A lenda conta que, na realidade, ambos, Flamel e sua esposa, não morreram, e que nas suas campas foram encontradas apenas as suas roupas no lugar dos seus corpos.

O conceito de homúnculo parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Paracelsus para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de sémen humano posto numa retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias. Então, segundo ele, formar-se-ia um embrião. Outro alquimista famoso que tentou criar homúnculus foi Johanned Konrad Dippel, que utilizava técnicas bizarras como fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação.

4 comentários:

  1. São só ipoteses , preciso de provas e afirmações pois se a alquimia existiu ou existe pq não estudamos ele em nenhum lugar escolar ?
    acho q a pedra filosofal e o elixir da vida podem estar em algum lugar ...
    há um sentido de tudo q existe e eu preciso saber qual é !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola fiquei muito curioso a respeito da alquimia como voce e tambem penso porque a alquimia morreu ... algo muito estrenho acontece gostaria que vc deixasse um email para que eu pudesse entrar em contato com vc

      Excluir
    2. esse post ja faz bastante tempo provavelmente vc nao vai ter uma resposta

      Excluir
  2. a unica verdade que vocÊ conseguira obter é que tanto a pedra como o elixir se existiram foi graças a eles que vivemos num mundo como esse cheio de ganancia e de cobiça, e é graças a isso que hoje já não existe a alquimia.

    ResponderExcluir