quarta-feira, 2 de junho de 2010

LILITH, A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO


Lilith (לילית em hebraico) é referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai81:455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio.De acordo com certas interpretações da criação humana em Gênesis, no Antigo Testamento, reconhecendo que havia sido criada por Deus com a mesma matéria prima, Lilith rebelou-se, recusando-se a ficar sempre em baixo durante as suas relações sexuais. Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal.Assim dizia Lilith: ‘‘Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.’’ Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher, dessa forma abandonou o Éden.
Três anjos foram enviados em seu encalço, porém ela se recusou a voltar. Juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith Tentou a Adão os fazendo cometer adultério.
Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então perseguiria os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar.
Após os hebreus terem deixado a Babilônia Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi limada do velho testamento. Eva é criada no sexto dia, e depois da solidão de Adão ela é criada novamente, sendo a primeira criação referente na verdade a Lilith no Gênesis.
No período medieval ela era ainda muito citada entre as superstições de camponeses, como deixar um amuleto com o nome dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf para que ela não o matasse, assim como acordar o marido que sorrisse durante o sono, pois ele estaria sendo seduzido por Lilith.
A imagem de Lilith, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.E.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.E.C.

3 comentários:

  1. nossa, *oo*

    Primeira mulher da terra & feita por Deus, se transformou em um demônio :S e ainda se fez serpente para destruir Adão & Eva ;xx

    MAAS, O BEM SEMPRE VENCE ♥ DEUS (L

    ResponderExcluir
  2. E TEM GENTE Q AINDA ACREDITA NISSO. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Durante minha adolescência via uma figura dessa forma que me dava conselhos de vingança, ódio e magia. Tinha a pele branca, olhos negros, era formosa e cabelos longos e vermelhos. Ela falava que seu nome era Diana que iria me ajudar, na verdade só me atrapalhou, mas tinha uma coisa que eu não entendia ela só conseguia entrar no meu corpo se eu a permitisse.
    Eu tive uma experiência em que meu ex noivo, que na época era noivo, pediu que eu a deixasse conversar com ele, pois ele achava que eu estava ficando louca, a invoquei e ao me possuir logo tratou de o seduzir, mas ele ficou com muito medo, pois eu tinha me transfigurado, quando voltei ao normal ele havia me dito para me livrar dela pq meu rosto, meus olhos e meu cabelos estavam diferentes!
    Por acaso eu estava investigando os mistérios da Bíblia e uma pessoa havia me comentada sobre a primeira esposa de Adão, fiquei assustada, pois foi a mesma figura que eu via.
    Crist...

    ResponderExcluir